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5 de nov. de 2012

História e Fundamentos Estéticos do Tribal Fusion Bellydance / History and Aesthetic Foundations of Tribal Fusion Bellydance



É na ritualística tribal feminina dos povos orientais que na verdade se encontra o ponto de partida para se pensar os fundamentos estéticos do Tribal Fusion Bellydance. Até aí para nós tribalistas nenhuma novidade! Contudo, essa obviedade teórica a qual é sempre mencionada e discursada por nós (bailarinas) àqueles que não conhecem o tribal, pode soar como um código interno intangível dada sua riqueza de fatos, nomes, datas, movimentos e estilos, portanto, cabe sempre chamar a digna atenção para tradição dessa arte que não sendo milenar chama-nos ao berço das manifestações grupais étnicas. E também que para os que se estão iniciando nos estudos tribalísticos e procuram saber de seus fundamentos achem sempre as informações sobre os antepassados dessa dança tão curiosamente envolvente e instigante, é que cumprimos o ofício ético de cada uma, de repassar o saber a quem quer conhecer, por que imergir na sua História e saber-lhe a verdade, dançá-la é dá-se à compreensão.

A História do Fundamentos Estéticos do Tribal se inicia por volta de 1960 com a bailarina Jamila Solimpour que fez diversas viagens à países do Oriente (mais precisamente desertos, áreas vizinhas e também povos da Índia, ou seja, mais antigos que não haviam cedido a aculturação promovida pelo capitalismo), durante essa temporada, ela começou a observar que mesmo as culturas que jamais haviam mantido alguma espécie de contato entre si (na maioria ainda nômades), conservavam curiosa semelhança ritualística, em especial no que dizia respeito às danças comemorativas e rituais (tais como os de fertilidade - razão pela qual a Dança do Ventre sempre termina sendo associada à sensualidade e tomada como ferramenta de sedução), dada a constatação de tantas semelhanças a bailarina começou a elaborar uma profunda pesquisa a fim de catalogá-las em estilos: Dança da Cimitarra, o Flamenco Cigano, a Dança Indiana, Danças Folclóricas Étnicas, Dança do Ventre, Danças Islâmicas do Tajiquistão, Dança Tailandesa, Dança das gueishas japonesas e Danças Tribais da África Central, etc. Finda a pesquisa Solimpour arquitetou um estilo de dança que englobava "os modus operantis" comuns a essas tribos criando um estilo de congregação, surge o que chamaríamos de "tribal primitivo", divulgando esse trabalho através da troupe Bal Anat.

Anos depois na década de 80 Carolena Nericcio que apesar do que se acredita, pois ela não foi aluna de Solimpour, na verdade nem chegou a conhece-la elaborou uma releitura do trabalho da mestra, criando aquele que viria ser chamado de ATS (American Tribal Fusion), que consistia da execução de passos comuns ao folclore das danças tribais sem uso de coreografia, o passos deveriam ser conhecidos pelas as integrantes da troupe, bem como deveriam ser de seu domínio a leitura de um jogo altamente específico dos sinais que indicavam cada líder da dança e o passo seguinte a ser executado. Nericcio não apenas dedicou-se a fazer a apreciação da dança e da musicalidade, mas também do vestuário desses grupos (tipicamente orientais, não utilizando a gama de objetos industrializados utilizados na Dança do Ventre Moderna – Estilo Cabaret – que ficou conhecido no mundo inteiro através da época dourada do cinema na Hollyowd das décadas de 30 e 40), e mais uma vez foi buscar aquilo que os identificava originalmente, ensinando e levando ao conhecimento do público esse trabalho através da troupe Fat Chance Bellydance. Ainda assim o ATS não pode ser designado como uma dança folclórica haja vista que não possui uma raiz natural; pois, o ATS é sim, fruto de pesquisa e catalogação, se instaurando como um “Estilo Tribal Folclórico Interpretativo”, mas que de qualquer forma é uma clara e evidente a necessidade anscentral de agrupamento visando união e evocação dos arquétipos femininos antigos, unindo os conceitos que dantes eram parte fechada, de rituais secretos que sairiam da ordem "templária" para as cerimônias públicas, como por exemplo de casamento e diversas festividades.

Outra característica é que essas danças não só tinham por intenção manifestar religiosidade, mas de promover a união e manutenção dos clãs femininos, a medida que mulheres tinham que se submeter a obediência de um "senhor" em grupo, e se o era que ao menos se suportassem! Pode parecer um pouco radical, mas imginem 5 esposas "de" um marido só vivendo numa casa! É pra destelhar qualquer telhado!!! As festas fechadas onde se enfeitavam e dançavam para si mesmas, estreitavam os laços de afetividade que poderiam se desgastar em nome da competição pela atenção do senhor (marido), deixando claro que toda manifestação cultural por mais que aparente certa inocência ou caráter mítico superior, geralmente tem também uma veia profunda e controversa, possuindo função sua social bem definida. O que aparece de forma muito interessante no tribal é que seus aspectos estéticos conseguem de modo latente superar os ditames impostos pela cultura, não é belo só por que pertence a cultura e segue o costume, não existem cânones pré-definidos, é belo indeterminado, por que fascina, e vai além do que a razão possa explicar, opera uma síntese mística não-sobrenatural, música-corpo-bailarina, não existem partes, vê-se mesmo o espírito em movimento, é alma que dança.

Mas o processo de evolução do Tribal não cessou, na década de 90 Rachel Brice aluna de Shuhaila Solimpour (filha de Jamila) e de Carolena Nericcio imprimiu ao estilo a força do tempo e do progresso, utilizando-se de ritmos musicais modernos como: Hip-hop, Trance, Noise Music, Rock entre outros, criando uma nova série de cadências e movimentos que caracterizam o Tribal Fusion Bellydance, apesar de embutir a música moderna à antiga, os passos tendem a evidenciar-se ainda mais voltados à origem, os movimentos prezam pela força da terra e a suavidade sinuosa das serpentes “o charme da serpente” (snake charmer) Rachel junto às bailarinas Zoe Jakes e Mardi Love integram hoje e troupe The Indigo, com coreografia que vão de um polo à outro entre o antigo, contemporâneo e teatral. As tribos hoje são muitas e diversificadas. O que se sobressai é, a captação a força essencial contida nessas imagens, foi dessa sensação acidental ao fazer uma pesquisa sobre danças tribais que se pode observar outra coisa muito mais intrigante, e contraditoriamente implícita em toda sua exploração. A pobreza do mito de beleza postado à mulher no Ocidente. Por que nos damos ao trabalho de fazer tal afirmação?! Afinal de contas, não é nenhuma novidade que a beleza não é algo exterior, é sim uma idéia, e qualquer forma de representação remete apenas aos arquétipos desse conceito universal.

A beleza é da alma, insistimos em dizer assim "alma" porque o desejo é aceder ao aquértipo, à idéia; a técnica é objeto, mas o objeto é trocado pela emoção não se extinguindo na mera sensação, é bruxaria e encanto, ora? Bruxas? Sim... A invocação é pagã de braços para o alto, não tem nome ou cor, é feita de ar e terra, serpenteia pela luz da imaginação, baila nas mãos endeusadas das mulhures mortais, bruxas! Não era isso que a inquisição dizia das bacantes que dançavam nuas nas florestam?! Possuídas sim! Mas não de espíritos maléficos, possuídas da fome de viver, essa é a divindade interna de cada uma, bruxas que não seres exóticos, estranhos, são àquelas que se reconhecem intimamente fêmeas e como tal se deixam tocar pelo dom da natureza, pela ligação inexplicável de sentidos e concepção, somos um bando! Somos o espírito das lobas que uivam na noite se reconhecem pela dança, a modernidade vem apagando e tirando isso da maioria das mulheres como exigência da massificação. Se vêem e se solicitam como objetos, são a refeição de estômagos furiosos, então as bacantes que sejam elas todas bruxas! Bruxas serão! Bruxas repito! Que dancem a melodia dissonante da lua internecida, sem saber o que é bem, sem separar o que é mal. Quer saber o que é ser tribalista? Dance
 

It is the ritualistic tribal women of Eastern peoples who actually is the starting point for thinking about the aesthetic foundations of Tribal Fusion Bellydance. So far nothing new for us tribalists! However, this theoretical truism which is always mentioned and spoken of by us (dancers) to those who do not know the tribal, may sound like an internal code intangible given its wealth of facts, names, dates, movements and styles, so it is always calling attention to the worthy tradition of this ancient art that not being called in the birthplace of the demonstrations ethnic group. And also for those who are beginning studies in tribalísticos and seek to know their fundamentals always find information about the ancestors of this dance so curiously engaging and exciting, is that we fulfill the ethical trade of each, to pass on knowledge to anyone know, why immerse in their history and you know the truth, dance it is giving up the understanding.A History of Aesthetic Foundations of Tribal begins around 1960 with the dancer Jamila Solimpour who made several trips to Eastern countries (more precisely deserts, neighboring areas and also people of India, ie older who had not given in to acculturation fostered by capitalism), during this season, she began to notice that even cultures that had never held any kind of contact between them (still mostly nomadic), kept curious similarity ritualistic, especially when it came to dance celebrations and rituals (such as fertility - why Bellydance always ends up being associated with sensuality and seduction as a tool for decision), given the many similarities finding the dancer began to develop a deep research in order to catalog them in styles : Scimitar Dance, Gypsy Flamenco, Indian Dance, Folk Dances Ethnic, Belly Dance, Dance Islamic Tajik, Thai Dance, Dance gueishas Japanese and Tribal Dances of Central Africa, etc.. After his research Solimpour devised a dance style that encompassed "the modus operantis" common to these tribes creating a style congregation, we have what we would call "primitive tribal", disclosing that work through the troupe Bal Anat.Years later in the 80 Carolena Nericcio that despite what you believe, because she was not a student of Solimpour actually did not even know it produced a reinterpretation of the work of the master, creating one that would be called ATS (American Tribal Fusion), which consisted of running steps common to the folklore of tribal dances without the use of choreography, the steps should be known by the members of the troupe, as well as your domain should be reading a highly specific set of signs indicating each leader of the dance and the next step to be executed. Nericcio not only dedicated to making the enjoyment of dance and musicianship, but also clothing of these groups (typically oriental, not using a range of objects used in industrialized Modern Belly Dance - Cabaret Style - which became known worldwide through the golden age of cinema in Hollyowd the decades of 30 and 40), and once more seek that which was originally identified them, teaching and bringing to public attention the work by Fat Chance Bellydance troupe. Yet the ATS can not be designated as a folk dance has seen that does not have a natural root, because the ATS is yes, the result of research and cataloging, being established as a "Tribal Style Folkloric Interpretation", but anyway is a clear and obvious need anscentral grouping aiming union and evocation of ancient female archetypes, before joining the concepts that were closed part of secret rituals that would go out of order "Templar" for public ceremonies such as wedding and several festivities.Another feature is that these dances not only had the intention to manifest religion but to promote unity and maintenance of female clans, as the women had to undergo obedience of one "master" group, and if that was the least if suportassem! It may seem a bit radical, but imginem five wives "from" only a husband living in a house! It's for any untile roof!! The closed parties where they danced and adorned for themselves, narrowed the bonds of affection that could wear out on behalf of the competition for the attention of Mr. (husband), making it clear that every cultural manifestation that more apparent by certain innocence or mythical character upper usually also has a deep vein and controversial, having their social well-defined function. What appears very interesting is that the tribal aesthetic aspects can so latent overcome the dictates imposed by culture, is not only beautiful for what belongs to culture and follows the usual, there are no pre-defined canons, is beautiful undetermined that fascinates, and goes beyond what reason can explain, operates a non-supernatural mystical synthesis, music-body-dancer, there are no parts, one sees the same spirit in motion, is soul dancing.But the process of evolution has not ceased Tribal, in the 90 student Rachel Brice Shuhaila Solimpour (daughter of Jamila) and Carolena Nericcio printed style the force of time and progress, using rhythms of modern music as Hip Hop, Trance, Noise Music, Rock and others, creating a series of new cadences and movements that characterize the Tribal Fusion Bellydance, despite modern music to embed the old, the steps tend to show up even more focused on the origin, movements cherish the land by force and smoothness of snakes winding "snake charm" (snake charmer) Rachel Zoe Jakes with the ballerinas and integrate today and Mardi Love Indigo troupe, with choreography ranging from one pole to the other between the old and contemporary theater. The tribes today are many and diverse. What stands out is essential to capture the power contained in these images, this feeling was accidental while doing research on tribal dances that we can see something else much more intriguing and contradictory implicit throughout your exploration. The poverty myth of beauty posted the woman in the West. Why do we bother to make such a statement?! After all, it is no wonder that beauty is not something external, but is an idea, and any form of representation refers only to the concept of universal archetypes.The beauty of the soul is, so insist on saying "soul" because desire is access aquértipo, the idea, the technique is object, but the object is changed by emotion not extinguished by the mere sensation, is witchcraft and enchantment, now? Witches? Yes .. The invocation is pagan arms in the air, has no name or color, is made of earth and air, light winds through the imagination, baila paths enshrined in the hands of mulhures mortals, witches! This was not what the Inquisition said that the Bacchantes danced naked in florestam?! Owned yes! But not evil spirits, possessed the hunger to live, this is the divinity within each one, witches do not exotic beings, strangers, are those who recognize themselves as such intimately and females allow themselves to be touched by the gift of nature, unexplained by binding senses and design, we're a bunch! We are the spirit of wolves howling at night are recognized by the dance, modernity comes erasing it and taking the majority of women as a requirement of massification. If they see and ask how objects are furious stomachs of the meal, then the Bacchae that they are all witches! Witches are! Witches repeat! What dance dissonant melody moon internecida, without knowing what is right, no separate what is evil. Want to know what is being tribalist? Dance!Source: aquariustribalfusion.blogspot.com.br